Empreendedora do ramo e mestranda na UFSCar: Isabela Pietrobon
- entrevistadoresIFSP
- 5 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Graduada em Engenharia Civil pelo IFSP – VTP no curso de nota máxima pelo MEC. Ela é empreendedora do ramo e mestranda pela UFSCar, nesta entrevista nos conta um pouco de sua trajetória e desafios.
Ela também deixa a mensagem de que “sempre achamos que não estamos prontos, mas a verdade é que estamos prontos SIM e temos que encarar esse medo, se não ficamos paralisados esperando o momento certo, e esquecemos que o momento certo é você que faz”.

Veja abaixo todas as perguntas e respostas de nossa entrevista com Isabela:
Sabemos que você faz mestrado além de ter seu próprio negócio. Você decidiu continuar seus estudos desde a época da faculdade ou resolveu após iniciar sua carreira autônoma?
Sempre tive meus objetivos muito bem estabelecidos, e um deles era fazer o tão sonhado mestrado, mas como os planos de Deus é maior do que os nossos, após me formar, resolvi abrir meu escritório Home Office e logo consegui ingressar no Mestrado na UFSCar.
Como foi sua decisão de abrir seu próprio negócio e quais foram suas maiores dificuldades no início?
Decidi abrir o meu escritório a partir do momento que meus amigos e familiares começaram a procurar pelo meu serviço, foi algo muito natural. No começo foi difícil, sempre achamos que não estamos prontos, mas a verdade é que estamos prontos SIM e temos que encarar esse medo, se não ficamos paralisados esperando o momento certo, e esquecemos que o momento certo é você que faz.
Qual sua área de atuação profissional e de pesquisa no mestrado?
Minha área de atuação profissional é projetos de prefeitura e renderização de maquetes 3D, e minha pesquisa do mestrado está sendo feita na área de estrutura, especificadamente, estruturas de madeiras.
Como é conciliar o trabalho com os estudos?
Se você não tiver disciplina e foco, nunca vai conseguir conciliar os dois de forma eficiente, portanto, sempre faço uma programação do que tenho que fazer na semana e tento seguir rigorosamente, evitando a procrastinação e cumprindo meus prazos e metas estabelecidas. Vale lembrar, que atualmente estou me dedicando 100% ao mestrado, elaborando projeto de pesquisa, artigos e desenvolvendo a minha pesquisa.
Qual foi o maior choque de realidade em uma obra executada e como o curso de Engenharia Civil do IFSP com Avaliação Máxima pelo MEC te auxiliou a tomar decisões importantes?
O maior choque foi que a faculdade não nos prepara para o mercado de trabalho, isto é, desde a etapa de elaboração de projeto, documentação e até a execução da construção, entretanto, tive muita sorte de ter ótimos professores, laboratórios e uma faculdade que sempre me forneceu o melhor ensino, me tornando uma ótima profissional que consegue aplicar o que foi visto em sala de aula na prática.
Quais os maiores aprendizados que o IFSP te ofereceu e que você carrega consigo no dia a dia?
Os maiores aprendizados que o IFSP me ofereceu foram: nunca vamos a lugar nenhum sozinhos, tenha sempre ao seu lado pessoas que te incentivam a ser melhor a cada dia, e mantenha um constante processo de aprendizado, se atualizando às novas tendências do mercado e pesquisas.
"Só tenho a agradecer por todos que fizeram parte dessa etapa da minha vida, sempre irei levar vocês comigo. Muito obrigada e muito sucesso para nós."
Comments