top of page

Engenheira Civil Mayara Silva


ree

Aluna da segunda turma de Engenharia Civil do IFSP Votuporanga, Mayara Silva (26) nos conta toda sua trajetória desde o ingresso na faculdade até os dias atuais como Engenheira em uma gerenciadora de obras.




Veja abaixo todas as perguntas e respostas de nossa entrevista com a Mayara:


Como foi sua experiência como aluna de uma das primeiras turmas de Engenharia Civil do IFSP – Votuporanga?


Foi uma das melhores experiências da minha vida. Como éramos muitos de cidades distantes, e por ter pouca gente na faculdade ainda, nos tornamos bastante unidos, criamos uma família dando suporte um ao outro. Além de ser uma faculdade nova, ainda não tinha muita estrutura, então buscamos melhorias, formamos grupos pra tentar alcançar mudanças, o que acabou contribuindo muito no meu crescimento pessoal.


ree

Quais fatores dentro do IFSP te fizeram crescer profissionalmente?


Os professores, que além de nos ensinar os conteúdos programáticos, nos ensinavam como ser bons profissionais, nos desenvolvendo em todos os sentidos... Muitos projetos e trabalhos sendo realizados ao mesmo tempo, desenvolvendo nossa capacidade de resolver muitos problemas ao mesmo tempo, dentro do prazo estabelecido. Muitas matérias que não se faz ideia do porque está tendo, ou ainda muita coisa que a gente acaba vendo repetidas vezes, e no fim você percebe que são todas pra te ajudar a desenvolver um raciocínio rápido e lógico. Trabalhos em grupo que me ensinaram a trabalhar em equipe, a entender como as pessoas funcionam de formas diferentes e como é importante respeitar as formas distintas de lidar com algumas situações pra chegar em um bom resultado. Além do fato da faculdade ser nova, como falei anteriormente, que nos ensinou a encontras maneiras de solucionar problemas, o famoso “se virar”.


ree
Colação de grau da Turma II do IFSP

Sabemos que está atuando na área de gerenciamento de obras atualmente. Descreva um pouco de sua função e como é o dia a dia de uma Engenheira deste ramo.


Trabalho em uma gerenciadora de obras. Nós somos contratados pra supervisionar se a obra está caminhando como deveria. Verificar se os projetos estão compatibilizados e se têm todas as informações necessárias para execução. Garantir a contratação do fornecedor que nos proporcione o melhor custo benefício. Cobrar para que o cronograma seja seguido. E, principalmente, que a execução da obra esteja seguindo as normas e ocorrendo da maneira correta.

ree

Quais fatores dentro do IFSP (IC’s, visitas técnicas, aulas práticas etc.) contribuíram para sua área de atuação eo que te fez escolher este caminho?


Eu entendo que minha trajetória até aqui tenha ocorrido um pouco diferente do que se espera. Na faculdade, eu era apaixonada por matérias de projetos. Em palestras que tivemos ao longo do curso, as que mais me agradavam eram os dos projetistas. Meu estágio também foi 80% voltado pra projeto. Por ter experiência nessa área, acabei conseguindo emprego primeiro na área de projetos. Quando surgiu a oportunidade de ir pra obra, tive insegurança de não saber certas coisas e receio de não gostar, já que até o momento eu adorava projetos. Mas sabia que pra projetar era necessário ter conhecimento de execução. Até o momento, estou adorando a área e a experiência. Tenho certeza, cada dia mais, que a faculdade nos preparou muito bem pra tudo que vamos encontrar. Meu olhar pra engenharia civil mudou muito. Pra mim é maravilhoso como podemos atuar em tantas áreas diferentes, e como elas estão ligadas uma a outra.


ree
Conferência de etapas e ferragens

Quais as maiores dificuldades que encontrou após a sua graduação?


No geral, entrar no mercado de trabalho. Lógico que o fato da minha turma ter se formado um mês antes da pandemia começar, colaborou com a dificuldade. Mas o mercado de trabalho está bastante saturado sim. A concorrência é absurda. Infelizmente você tem que se destacar de diferentes maneiras pra conseguir algo que valha a pena. As vezes é preciso escolher entre ter um emprego ou se valorizar. O fato de ter muitos profissionais nesse ramo, muitos empregadores oferecem absurdos só por acharem que você precisa de um emprego a qualquer custo.


ree
Acompanhamento na execução de fundações

Como ex-aluna do IFSP, teria algum conselho para os alunos do Câmpus?

ree

Sim. Primeiro, aproveitem! Suguem o conhecimento dos professores o quanto conseguirem. Aproveitem os amigos, é o momento de construir amizades que vai levar pra vida. Segundo, tentem ter o máximo de experiência possível. Se quer seguir carreira acadêmica, tente fazer quantas IC’s conseguir. Se quer entrar no mercado de trabalho, tentem o máximo de estágio e trabalhos voltados pra isso. Se ainda não sabe o que quer, tente descobrir na faculdade com todas as opções que ela te proporciona. Independente de onde você queira estar, o que vai te ajudar a atingir seus objetivos são suas experiências!


"Primeiramente agradeço aos meus pais e família que me deram todo suporte necessário pra que eu pudesse aproveitar tudo que o IFSP teve a me oferecer. Agradeço aos meus amigos da TII pelos momentos vividos. Principalmente aos amigos mais próximos... Pelas listas compartilhadas, trabalhos realizados, noites mal dormidas e festas comemorando nossas conquistas. E ao meu namorado, que esteve comigo sempre, me ajudando a superar todos os desafios encontrados e aguentando todas mudanças de humor (risos). Obrigada a equipe de entrevista pela oportunidade. "

A Equipe de Entrevistas de Engenharia Civil do IFSP Votuporanga agradece pela atenção e deseja à Mayara muito sucesso! Entre em contato com a entrevistada:


ree

ree


 
 
 

Comments


©2020 por Equipe de Entrevista IFSP VTP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page