Engenheira Civil e Pós-Graduanda: Cecília Carniello Correa divulga suas experiências no Instagram
- entrevistadoresIFSP
- 5 de mai. de 2021
- 4 min de leitura

Formada na segunda turma do curso de Engenharia Civil nota 5 no MEC do Instituto Federal de São Paulo - Campus Votuporanga, Cecilia (24) é pós-graduanda em Gestão e Tecnologia de Sistemas Construtivos de Edificações pela UFSCar e compartilha em suas redes sociais informações sobre engenharia e arquitetura e alguns de seus trabalhos nessa área. Ela nos contou um pouco sua trajetória e opinou sobre como a Engenharia Civil vai responder aos tempos atuais.
Abaixo, leia a entrevista completa com Cecília:
O curso de Engenharia Civil sempre foi sua primeira opção de curso? O que te motivou nesta escolha?
Sim, desde que parei para pensar no curso que gostaria de fazer e descobri a Engenharia Civil, sempre tive certeza que essa seria a minha profissão. Desde pequena eu sempre gostei muito da escola e de estudar e, junto com essa paixão, veio a paixão pela matemática que foi despertada em mim desde o primeiro contato. A escolha pela Engenharia Civil veio então unir esse fascínio com a curiosidade pelas maquetes do meu pai, que é arquiteto. Quando eu era criança não existia a tecnologia de modelagem de maquetes 3D como hoje, então os profissionais da área da Construção Civil faziam todas a mão e, por isso, em casa existia uma variedade de maquetes em que eu adorava ficar mexendo. Então essa escolha não foi difícil de ser tomada!
Como ter feito parte de uma Instituição nota 5 no MEC como o IFSP tem interferido em sua carreira?

Sem dúvidas a escolha pelo IFSP – Votuporanga foi uma das melhores da minha vida. Quando eu prestei vestibular, acabei passando na UNESP de Ilha Solteira também, mas optei por Votuporanga pela proximidade de casa. Hoje eu vejo como essa escolha foi importante. Além da qualidade comprovada pelas pontuações no ENADE e no MEC, por ser uma instituição relativamente nova, os professores têm a garra de fazer o nome da instituição e, por isso, criam vínculos com os alunos que deixam todo o processo de aprendizagem mais leve. Em função disso, saímos com uma bagagem imensa, além do contato com profissionais excelentes.
É de nosso conhecimento que você está cursando uma pós-graduação pela UFSCar. Dessa forma, poderia nos dizer qual é a sua área de pesquisa? Conte-nos um pouco desta experiência.
Curso a especialização em Gestão e Tecnologia de Sistemas Construtivos de Edificações, que abrange a diversidade das questões de gerenciamento e de tecnologias envolvidas nas diversas etapas da produção das edificações desde a análise de viabilidade e planejamento do empreendimento, até o uso/manutenção e avaliação pós-ocupação do edifício. Ainda não defini o tema do meu trabalho de conclusão, porém, sei que estará mais ligado às questões de planejamento e gerenciamento, que é a área com a que mais me identifico. A pós veio num momento pontual, porque inicialmente a intenção era agregar conhecimento, mas com a pandemia ela foi além disso, pois foi algo que não me deixou parar. Isso porque, logo após a formatura, as oportunidades demoram a aparecer e, no momento que estamos vivendo, elas estão ainda mais difíceis. Se não fosse a minha pós, eu teria ficado parada, sem contato nenhum com a área da Construção Civil.

Atualmente, qual sua área de atuação? Tem planos de continuar na área acadêmica ou focará mais no campo de obras?
Atualmente estou como profissional liberal, realizando obras de pequenas reformas. Projetar é algo que me envolve a ponto de nem ver o tempo passar, então quero trabalhar nessa área de obras. Entretanto, também me vejo como uma profissional da área acadêmica no futuro, logo, definitivamente ainda não tenho 100% definidas os rumos que vou tomar.

Sabemos que vem fazendo um trabalho incrível em suas redes sociais, divulgando seus conhecimentos na área. O que te levou a investir nesta ideia? Quais os impactos que isto vem lhe trazendo?
Acredito que o mundo hoje está no digital e, por isso, estou investindo nesse meio. Todos estão conectados em alguma rede social e quero levar conteúdo de qualidade sobre a Construção Civil para todos. O meu Instagram ainda está no início, mas já recebi mensagens de algumas pessoas que notaram a minha paixão pela área e me parabenizaram pelo conteúdo, então acredito que colherei bons frutos no futuro.
Nestes tempos de pandemia, qual sua opinião sobre as mudanças que a área da Engenharia Civil sofrerá? Acredita que haverá uma maior ascensão nas mídias digitais?
Sem dúvidas está havendo uma transformação na área da Construção Civil. Se antigamente se pensava em ocupar o máximo de espaços possíveis através da verticalização, hoje, com a pandemia, estamos vendo o movimento contrário, com o pensamento completamente voltado para a saúde mental e física, com a criação de espaços mais amplos, verdes e ventilados. Além dessa mudança na forma de executar, temos também a mudança na forma de expor o nosso trabalho. Por conta do isolamento social, a sociedade percebeu as facilidades em solicitar serviços on-line e acredito que não vai mais abrir mão disso, o que acredito que já era um caminho no futuro, mas que foi acelerado pela condição atual. Dessa forma, todos os setores da economia tiveram que se estruturar para conseguir oferecer esses serviços de maneira prática através da internet e foi por conta disso que investi na criação do meu Instagram.
Quais dicas você daria para os alunos do curso de Engenharia Civil do IFSP?

Posso dizer que a melhor coisa que os estudantes de Engenharia Civil do IFSP podem fazer é aproveitar para absorver o máximo de conhecimento possível dos profissionais excelentes que o IF tem, além de experimentar um pouco de cada oportunidade oferecida. Quando eu era aluna tive a oportunidade de trabalhar duas vezes como bolsista de projetos de extensão, que são projetos científica, que são projetos de pesquisa acadêmica. Gostaria de ter tido a oportunidade de ministrar monitorias também, mas por conta da carga-horária e por morar em outra cidade, não conseguiria conciliar. Mas acredito que essas são as melhores dicas que posso dar: aproveitem as oportunidades que o IF te dá! Além, é claro, de aproveitar a vida universitária participando dos jogos e das festas da Atlética quando essa pandemia passar!

"Gostaria de agradecer ao convite pela entrevista, além de agradecer ao IFSP – Votuporanga por todas as oportunidades que me foram proporcionadas. Gostaria de dizer também a todos os professores e funcionários que vocês são maravilhosos e fizeram total diferença na minha formação como profissional e como pessoa. Muito obrigada por tudo!"
Nós, da Equipe de Entrevistas do IFSP, desejamos muitas outras conquistas à Cecilia e agradecemos por compartilhar suas experiências.
Acompanhe Cecília nas redes sociais:


Comments