top of page

Engenheira Civil na área de Orçamento de Obras: Maria Luiza Aura


ree

Aluna da segunda turma de Engenharia Civil do IFSP Votuporanga, Maria Luiza Rodrigues Aura (25), nos conta toda sua trajetória desde o ingresso na faculdade até os dias atuais como Engenheira Orçamentista.




Veja abaixo todas as perguntas e respostas de nossa entrevista com a Malu:


Como aluna do IFSP Votuporanga, como foi sua experiência na faculdade, de um modo geral?

ree

De um modo geral, avalio a experiência com o Instituto Federal realmente como um “alicerce” em minha carreira. Vejo no dia-dia como foi importante uma formação sólida.


É de nosso conhecimento que, atualmente, você trabalha como orçamentista em uma construtora. Poderia nos descrever um pouco do seu trabalho e como é o dia-dia de uma Engenheira nessa área?

ree

Trabalho no setor de orçamento industrial, o primeiro passo para a execução de um orçamento nessa área é o entendimento do edital/licitação, após isso, normalmente visitamos o local para que possamos efetuar o quantitativo e por fim a composição de custo unitário. O orçamento, principalmente nesse setor, é um dos pilares para uma construtora, com isso, torna-se um trabalho de muita responsabilidade, dado que, caso orçarmos de modo incorreto, compras não consegue obter lucro, e caso o preço seja inacessível não há fechamento de obras. Além de orçamento tenho contato direto com planejamento de obras, no qual auxilio o engenheiro responsável em todo o processo. Estou tendo a oportunidade de após o orçamento realizado acompanhar a área de suprimentos, sendo também um dos pilares de uma construtora, afinal sem material não há obras. Concluo então, que orçamento necessita de um pouco de conhecimento de um todo, além de contato direto com os clientes.


Como o curso contribuiu para a qualificação para este tipo de atividade (aulas práticas, visitas técnicas, trabalhos de pesquisa etc.)?

ree
Evento de 100 dias da sua turma

Durante minha graduação realizei 3 anos de iniciação cientifica, no qual tive que buscar alternativas para a concretização desses projetos, alcançando qualificações que refletem em minha carreira, lidar com publico/cliente, busca de resultados e resolução de problemas. Além de todas as matérias de engenharia, como fundação, concreto, metálica, que utilizo diariamente para quantificação de um escopo.


Você já pretendia trabalhar neste ramo durante sua formação acadêmica? Como foi sua trajetória até chegar ao seu trabalho atual?

ree

Durante minha formação acadêmica pretendia ir para área de mestrado, dado o tempo que me dediquei a pesquisa. Logo após me formar, em janeiro de 2020, atuei durante 3 meses como orçamentista para uma construtora voltada a área residencial. Em abril, fui para área de vendas e por fim voltei para o setor de engenharia como orçamentista. Estou há 7 meses nesse ramo, no qual todos os dias possuo um novo aprendizado, dado que, trabalho com uma equipe totalmente aberta a ensinar. Durante esse tempo de empresa fiz parte de fechamento de obras com grandes clientes, como Heineken, JBS , Honda, Swift, Makro e entre outros.

ree

Quais as principais dificuldades que você encontrou desde o início de sua carreira como Engenheira civil e como fez para contorná-las?

ree

Pressão, se fosse para resumir engenharia civil em uma palavra, porém não posso falar que não esperava por isso, afinal, quem nunca passou por pressão para passar na matéria de metálicas, madeira, pontes ... Mas, seria essa a grande dificuldade, saber lidar com a pressão, a que você coloca em si mesmo, para alcançar metas estabelecidas e aquelas no meio em que trabalha. Porém, sempre depois das dificuldades tem-se a recompensa e é nisso que temos que focar.


Quais dicas, tanto em relação à vida acadêmica quanto ao seu ramo de atuação, você daria para os estudantes do curso de Engenharia Civil do IFSP?

ree

Tirem o máximo proveito de todos os professores, pois depois de se formar você vai ligar para eles pedindo uma ajuda como calcular um piso de concreto! Façam todos os cursos que vocês tiverem a oportunidade de fazer, saiba utilizar softwares básicos com maestria, Excel salva vidas. Se você pretende seguir a área de orçamento, aprendam a usar o MsProject incluindo colocar um predecessor. Mas, o mais importante aproveite ao máximo, pois aquela frase clichê vai se tornar realidade, “a faculdade é uma das melhores fases da sua vida”.

ree

''Agradeço imensamente a todos aqueles que fizeram parte da minha vida acadêmica, foi com vocês que aprendi grande parte que sou hoje. A todas os meus colegas que me ajudam e ajudaram, minha família e namorado por me proporcionar tal conquista. E a minha empresa atual, na qual me deu a oportunidade de ingressar novamente nesse ramo.''


Nós, da Equipe de Entrevistas do IFSP, desejamos muitas outras conquistas a entrevistada e agradecemos por compartilhar suas experiências.


Acompanhe a Maria Luiza em suas redes sociais:


ree

ree











 
 
 

Comments


©2020 por Equipe de Entrevista IFSP VTP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page