Engenheiro Civil de Infraestrutura: Victor Boracini
- entrevistadoresIFSP
- 13 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de jan. de 2021
Victor, formado em 2018 pelo Instituto Federal de São Paulo - Campus Votuporanga no curso de Engenharia Civil e pós graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho, nos conta nesta entrevista sobre sua experiência profissional na área de infraestruturas.
Veja abaixo todas as perguntas e respostas de nossa entrevista com Victor Boracini:
Como você expressa a importância que o curso de Engenharia civil do IFSP teve sobre sua carreira atual?
O curso de Engenharia civil do IFSP possui excelência em formação, me fornecendo suporte para desenvolvimento de meu pensamento crítico e também capacitação técnica para gerir grandes obras e agregar conhecimento à empresa.
Quais as maiores dificuldades encontradas entre a formatura e o início de sua carreira?
Embora pouco tempo após minha formatura dei início a minha carreira, nesse meio tempo manter-me academicamente ativo - sem me acomodar - foi um desafio. O fim da graduação marca o início de uma jornada em que você já aprendeu muito, mas ainda "não sabe nada" do vasto universo que é a engenharia. Conscientizar-se disso é importante para a sua evolução mesmo quando os desafios ainda não bateram à sua porta, porque quando isso acontecer, estar preparado será fundamental no concorrido mercado de trabalho.
Confesso também que a ansiedade, a insegurança e a impaciência pelo desejo de atuar foram inimigos constantes. Manter-me na medida do possível ocupado e trabalhando em meu desenvolvimento pessoal e profissional ajudaram a me manter positivo, ciente de que estava no caminho certo e que meu esforço, cedo ou tarde, valeria a pena.
Hoje posso dizer com certeza que eu estava certo!

Durante revisão de projeto em campo.
Qual sua área de atuação atual e como o curso contribuiu para surgir o interesse? (Aulas práticas, visitas técnicas?)
Trabalho como Engenheiro de campo, acompanho as diversas obras da empresa, sendo destas, atualmente trabalho na área de infraestruturas. Obras de terraplenagem, pavimentação asfáltica, galeria de águas pluviais e redes de água e esgoto estão no escopo dos principais serviços que executamos.
Posso te afirmar categoricamente que todo bom engenheiro começa como um grande curioso. E foi esse o diferencial que estudar em uma renomada instituição me trouxe: o desejo de saber como tudo funciona e, mais importante, me ensinar a pesquisar, estudar e aprender por conta própria, afinal de contas por mais que aprendamos com outros, se quisermos realmente evoluir precisamos ser autodidatas.

Execução de obra.
Quais dicas você daria para quem tem interesse na área de infraestrutura?
Seja sempre humilde! Não apenas na engenharia, mas na vida essa é uma das qualidades mais importantes que podemos desenvolver. No cotidiano de obra você aprende com pedreiro, carpinteiro, serralheiro, greidista, operador de máquinas...enfim todos os profissionais têm uma grande experiência e conhecimentos a te passar, mesmo que não obtidos numa graduação. As melhores soluções de situações problema ocorrem quando há um diálogo do corpo técnico com os profissionais da execucao. Cabe a nós engenheiros ouvir o que esses profissionais têm a nos transmitir, filtrar as informações, condensá-las e adaptá-las às melhores técnicas possíveis e dentro de um orçamento pré definido.

Execução de obra.
Qual foi seu maior desafio profissional?
Com certeza 5 anos de teoria não substituem 1 semestre de prática. Assim, a adaptação dos métodos executivos aos preceitos da boa prática da Engenharia torna-se um desafio a qualquer profissional em início de carreira. Porém, cabe salientar que o inverso também se aplica, ou seja, a prática não substitui a teoria. Com a formação que o IFSP me proporcionou, pude me adequar rapidamente às necessidades oriundas do trabalho de maneira a executarmos serviços com qualidade, produtividade e redução de custos.
É importante dizer também que lidar com clientes nem sempre é fácil. Nessas horas um bom desenvolvendo social e "jogo de cintura" são necessários para atender as diferentes demandas destes sem prejuízos à empresa.

No ambiente de trabalho observando execução.
Dentro do seu meio de trabalho existem mais engenheiros civis nessa área?
Sim. O setor de engenharia de nossa empresa conta atualmente com 10 engenheiros civis voltados à área de infraestrutura.

"Em primeiro lugar devo agradecer a Deus por ter me dado sabedoria e a determinação necessários para concluir o curso de Engenharia Civil. Sem meus pais, Walter e Adriana essa tarefa sem dúvidas não teria sido executada com sucesso.
Agradeço também a empresa em que trabalho, Noromix Concreto, uma empresa idônea e responsável, que confiou em meu trabalho desde o início, e que me forneceu toda a estrutura necessária para minhas atividades.
O mercado de trabalho hoje é sim muito concorrido. Mas sempre há espaço para quem tem determinação, seriedade e comprometimento.
Por fim gostaria de compartilhar com os estudantes a frase que levo comigo em minha vida profissional: "Quanto mais eu me esforço, mais 'sorte' tenho"."
Nós, da Equipe de Entrevistas do IFSP, desejamos um futuro repleto de excelentes experiências e conquistas à Victor Boracini e agradecemos pela oportunidade da entrevista.
Comments