Engenheiro Civil e Educador Financeiro: Lucas Canavarro
- entrevistadoresIFSP
- 27 de jan. de 2021
- 5 min de leitura
Formado em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de São Paulo - Campus Votuporanga e atual educador financeiro, Lucas Canavarro nos conta sobre a importância das habilidades que desenvolveu durante o curso e o impacto altamente positivo na confiança que as pessoas têm por ele pelo fato da formação no IFSP em engenharia
Veja abaixo todas as perguntas e respostas de nossa entrevista com Lucas Canavarro:
Como você sintetiza sua vida acadêmica dentro do IFSP Votuporanga?
Opa, bom dia, boa tarde, boa noite! Primeiramente quero agradecer a nossa excelente coordenadora, Mara Pagliuso, pelo convite e oportunidade de poder participar dessa entrevista para nosso Campus IFSP Votuporanga.
Desde criança, dentro de casa, fui estimulado pelo meu pai a estudar para conseguir um dia entrar em uma faculdade pública, sonho que se realizou em 2014. Comecei a cursar Engenharia Civil, curso que eu não fazia ideia que cursaria um dia, e fui me interessando pelas matérias já que sempre tive afinidade com exatas e desafios lógicos (a parte de humanas era uma lástima hahaha). Logo no primeiro semestre passei pelo meu primeiro grande desafio e decepção, peguei uma DP (dependência) em Física Experimental, e apesar disso consegui concluir todas as matérias no período proposto de 5 anos. Essa DP abriu meus olhos, passei a me dedicar mais nas matérias para que não acontecesse novamente, e de fato assim foi, algumas recuperações, mas sem outras DPs.
Dentro do IFSP conheci excelentes professores que também sempre me estimularam, como Mara Pagliuso, Gustavo Nirschl, Cristiane Marin, Domício Junior, Angélica Ramos e Cláudia Megda. Desenvolvendo até mesmo afinidade com eles, todo esse apoio fez toda a diferença, pois eles não estavam lá só por estar, queriam que a gente de fato aprendesse o conteúdo e como ensinavam como colocá-lo em prática. Tenho gratidão por todos eles.

Eu e o professor Domício durante um voo
De que forma, fazer parte de uma instituição nota 5 no ENADE e no MEC influenciou na sua vida profissional?
Hoje em dia eu exerço a função de Educador Financeiro através das redes sociais Instagram (@InvestindoComLucas) e Youtube (Canal: Investindo Com Lucas), então o IFSP me deu algumas habilidades que são necessárias diariamente para mim, como:
● Raciocínio Lógico (por todas as matérias de engenharia)
● Oratória desenvolvida (devido ao grande número de apresentações)
● Didática que desenvolvi aprendendo com os professores
Habilidades que são extremamente necessárias para que possa passar o conhecimento financeiro de qualidade a quem está disposto a aprender, e de fato conseguirem lidar com o dinheiro e multiplicá-lo de forma sustentável e legalizada. Além do fato de eu usar isso em minhas estratégias de divulgação e ter um impacto altamente positivo na confiança que as pessoas têm em mim pelo fato da formação no IFSP em engenharia, uma instituição conceituada faz toda a diferença para a credibilidade.

Qual a sua área de atuação hoje em dia? Descreva um pouco do seu trabalho.
Como já citei, hoje tenho uma empresa na área de Educação Financeira, onde ensino as pessoas a investirem melhor seu dinheiro. De forma gratuita e paga, usando como ferramenta principal as redes sociais como Instagram e Youtube. Através de conteúdos gratuitos consigo atrair clientes e ser remunerado pelos ensinamentos mais profundos a partir do momento em que sou contratado. Trabalho tanto atendendo clientes individuais, quanto em escala através da venda de um curso online com aulas gravadas sobre educação financeira, usando conhecimento baseado em livros e nos maiores e melhores investidores de todos os tempos. Juntando hoje mais de 1.500 alunos dentro dos meus cursos pagos e quase 35 mil seguidores dentro das plataformas de conteúdos gratuitos.

Você já trabalhava ou pretendia trabalhar neste ramo durante sua formação acadêmica?
Não tinha a menor pretensão de entrar na área financeira durante a minha formação (e nem antes), a ideia sempre foi ser piloto de avião em alguma linha aérea (GOL, TAM, AZUL), meta que eu ainda pretendo alcançar num futuro próximo. Hoje já conquistei a minha habilitação de piloto privado de avião e no momento estou tirando a habilitação de piloto comercial para que futuramente consiga exercer o cargo de Piloto de Linha Aérea.
O que aconteceu para eu entrar na área financeira foi o seguinte: no final da faculdade meu pai me presenteou com uma quantia em dinheiro e ao ver um bom montante parado e não saber o que fazer com o dinheiro me vi obrigado a aprender a lidar com dinheiro (sempre foi algo que nunca gostei). Foi aí que descobri o mundo dos investimentos e que eu tinha aptidão na área. Não só em lidar com dinheiro, mas também em passar o conhecimento de forma clara e simples, me tornei um professor com excelente avaliação de acordo com meus alunos. É uma área que eu nunca pretendo aposentar e desejo sempre carregar, mesmo que de forma secundária caso venha a me tornar piloto comercial.

Quais atribuições de um engenheiro se fazem mais presentes no seu dia a dia?
Montar planilhas com certeza é a habilidade de engenheiro que mais uso no dia a dia, além do uso de raciocínio lógico e técnica em manipulação de softwares para elaboração de programas financeiros. Habilidade em análise de estatísticas, dados gráficos e numéricos. Gerenciamento e administração da minha empresa e de meus investimentos.
Quais dicas, tanto em relação à vida quanto ao seu ramo de atuação, você daria aos estudantes do Instituto?
As dificuldades virão, não há dúvidas. Os que se destacam são os que aceitam isso, se preparam e lidam de forma natural. Eu não conheço quem fracassou, eu conheço quem desistiu. Então não se puna pelos seus erros, somos todos humanos, apenas não desista. Não tem como você fazer a mesma coisa todos os dias e uma hora não dar certo, apenas continue, vai dar certo. Aprenda com os erros para que não os cometa de novo, isso vai fazer com que cada vez mais seus estudos e trabalhos sejam mais eficientes e rápidos.
O que eu ensino no meu trabalho é montar uma carteira de investimentos blindada contra todas as situações econômicas, partindo do ponto que sabemos que haverão futuras crises (elas sempre acontecem, e todas são superadas), sabendo disso podemos sempre deixar nosso dinheiro preparado para lidar com isso. Transcendendo o dinheiro, podemos trazer esse ensinamento para nossas vidas, momentos ruins virão: A partir do momento que você sabe disso, não vai se desesperar quando acontecer, esteja sempre preparado
A quantidade de dinheiro que você vai ganhar está diretamente ligada a quanto você consegue mudar a vida das pessoas que são seus clientes, tanto em qualidade quanto em escala.


Quais seus planos para o futuro?
Continuar exercendo a educação financeira e paralelamente atuar como piloto de linha aérea, sempre aperfeiçoando minhas habilidades com leituras, treinamentos, eventos presenciais e novos cursos. Buscando ser cada vez mais excelente e nunca deixar de lado o aspecto espiritual e físico, afinal de nada vale ter dinheiro se não tem sanidade e saúde para aproveitar.

"Minha mensagem para quem ainda está estudando ou está ingressando agora é que aproveitem ao máximo esse período, não só para estudar, mas para já começar a se testar profissionalmente. O período da faculdade é muito rico para que você teste suas vontades e parece ser um tempo muito longo, mas passa tão rápido que quando você notar já estará festejando a sua formatura. Repito o que falei acima: nunca conheci alguém que não alcançou sucesso porque falhou de verdade, somente conheço pessoas que desistiram no caminho."
Nós, da equipe de entrevistas do IFSP, gostaríamos de agradecer pela ótima entrevistas que Lucas Canavarro nos concedeu e desejar muito sucesso dentro da área que almeja.
Torcemos pelo seu sucesso!
Comentarios