Engenheiro Civil Rômulo Carvalho Marcucci.
- entrevistadoresIFSP
- 21 de set. de 2021
- 2 min de leitura

Aluno da Segunda turma de Engenharia Civil do IFSP Votuporanga, Rômulo Carvalho (25), nos conta toda sua trajetória desde o ingresso na faculdade até os dias atuais como auxiliar de Engenharia em obras hospitalares.
Veja abaixo todas as perguntas e respostas de nossa entrevista com o Rômulo:
Sabemos que você foi aluno de uma das primeiras turmas de Engenharia Civil do IFSP - Votuporanga. Como foi essa experiência?

No início, o Instituto não era tão conhecido como atualmente, mas por ser uma faculdade federal, sabia que o ensino seria de qualidade e sinto orgulho de ter feito parte de sua trajetória desde o começo. Hoje, ver a faculdade crescer e mostrar sua qualidade é gratificante.
Como foi o início da sua carreira na Engenharia Civil? (estágios, etc)

Iniciei fazendo estágio em obras residenciais em Votuporanga durante o período de faculdade. Depois de formado, acompanhei a execução de duas escolas no municipio de Ibirá e passei a me identificar com a rotina de trabalho em obras.
Após esse período, comecei a atuar em edificações hospitalares, iniciando no hopital Austa em São José do Rio Preto, no qual pude participar da construção de novas alas para o hospital e para o Covid-19.
E atualmente, trabalho no Hospital de Base onde estão sendo realizados três prédios, sendo dois de nove e o outro de quatro pavimentos, cada um em uma etapa diferente de construção.
Qual sua área de atuação atual e como o curso do IFSP contribuiu para a qualificação para esse tipo de atividade? (Aulas práticas, visitas técnicas, IC...)

Atuo como Auxiliar de Engenharia em obras hospitalares. Na faculdade, em matérias como Tecnologia de Construção Civil, Planejamento das Contruções, Materiais de Construção, Concreto e diversas outras, pude ter uma base sólida a respeito dos processos de execução, distribuição de um canteiro, elementos construtivos de uma obra, capacidades que são essenciais para gerenciar uma construção. Na faculdade também fiz parte da Atlética, função que me ajudou a lidar com pessoas e construir uma rede de relacionamentos na Engenharia.

Quais as principais dificuldades profissionais que você encontrou até o momento? Conte-os um pouco sobre sua rotina de trabalho e experiências.
Trabalho como um dos responsáveis pela obra, realizando medições, orçamentos, organização dos canteiros e distribuição de tarefas para os funcionários. Uma das principais dificuldades que encontrei foi: aprender a lidar com diversas pessoas de personalidades e costumes diferentes e gerenciar obras de grande porte com variados processos construtivos ocorrendo simultaneamente.
Quais conselhos você daria para alunos que estão se formando no IFSP?,

Tirem o máximo proveito das matérias e professores e cultivem uma rede relacionamentos. Entre os amigos da faculdade, amigos de trabalhos futuros e conhecidos.

"Agradeço aos meus amigos de faculdade que durante todo o processo me apoiaram e ajudaram a passar por essa etapa da minha vida de maneira divertida e inesquecível. E a toda equipe do IFSP que sempre deram todo o suporte necessário para os alunos."
Nós, da Equipe de Entrevistas do IFSP, desejamos muitas outras conquistas ao entrevistado e agradecemos por compartilhar suas experiências.
Acompanhe o Rômulo em suas redes sociais:
Comments