Mestrando pela UFSCar e docente no IFSP Votuporanga: Gabriel Morgan
- entrevistadoresIFSP
- 3 de dez. de 2020
- 3 min de leitura
Hoje nossa entrevista é com o ex-aluno da primeira turma do IFSP de Engenharia Civil: Gabriel Morgan. Há dois anos foi aprovado no programa de mestrado pela UFSCar, hoje assina o contrato como professor no IFSP - Votuporanga como primeiro egresso a retornar ao campus como docente.
Veja abaixo todas as perguntas e respostas de nossa entrevista com Gabriel:
Como aluno de uma instituição nota 5 no MEC e também no ENADE, quais os maiores aprendizados que você teve durante a graduação?
Durante a graduação me deparei com diversas situações que possibilitaram meu desenvolvimento acadêmico, pessoal e social. Além dos aprendizados teóricos e práticos relacionados ao curso de engenharia civil, pude fazer diversos amigos e descobrir um mundo novo que somente a universidade pode oferecer.

Momentos na Colação de Grau
Como nossa instituição o ajudou a escolher o caminho pós-graduação e como ela te proporcionou as qualidades para conquistar vaga no mestrado?
O curso oferecido pelo Instituto Federal de São Paulo (Câmpus Votuporanga) possui uma grade curricular diversificada, possibilitando ao aluno o contato com as diversas áreas da construção civil. Dentro dessas opções, o ramo de estruturas em concreto armado sempre teve destaque nos meus estudos, me instigando a continuar a sua pesquisa por meio da pós-graduação. Vale ressaltar, a qualidade das disciplinas ofertadas permitindo minha preparação acadêmica e também, além disso, o curso possibilita programas de iniciação científicas e de extensão nos quais somaram para que pudesse ingressar no mestrado oferecido pela UFSCar.
Qual sua área de pesquisa no mestrado?
A área de atuação da minha pesquisa é a análise da degradação de vigas em concreto armado reforçadas com mantas de fibra de carbono (CFRP, Carbon Fiber Reinforced Polymer) quando submetidas a ambientes saturados e temperatura constante, para períodos definidos de 5000h e 10000h, seguindo as orientações apresentadas no protocolo de degradação acelerado (ACP, Acelerated Conditioning Protocol) presente na norma americana ACI 440. 9R (ACI, 2015).

Momentos no UFSCar durante o mestrado
Como foi o processo para deixar de ser aluno e ser tornar professor?
É inexplicável esse processo. Lembro que no meu tempo escolar e acadêmico, eventualmente nos períodos de prova, passava horas aprendendo e ensinando o conteúdo aos colegas, tornando evidente a cada dia que gostaria de seguir a docência, porém não mais de forma esporádica, e sim em definitivo, sendo a profissão que almejo abraçar para toda vida.

Como se vê diante da mesma instituição porém em outro ponto de vista, agora como professor?
O meu maior sonho profissional era me tornar professor do Instituto Federal, podendo compartilhar um pouco do conhecimento adquirido aos futuros técnicos e engenheiros civis. Me sinto orgulhoso por ter conseguido e espero que possa cumprir todas as minhas atividades da melhor forma possível.

Momentos na colação de grau no IFSP e no mestrado na UFSCar
Qual seu ponto de vista sobre o ensino remoto que o IF está desenvolvendo nesta pandemia e como está sendo a sua experiência?
Estamos passando por um período de adaptação em que a introdução da tecnologia para manutenção das atividades acadêmicas se torna indispensável, por se tratar de um problema global que afeta diretamente a saúde da população. Logo, a iniciativa do Instituto Federal em manter o ensino remoto, neste perído, é totalmente coerente a fim de preservar a vida dos seus alunos, professores, servidores e familiares.
Neste período inicial em que estou lecionando, sinto que tanto os alunos quanto os professores estão conscientes da situação e se reinventado a cada dia para possibilitar um ensino de qualidade e cumprir todas as atividades programadas.

"Agradeço a toda equipe de entrevista do Instituto Federal de São Paulo – Votuporanga pela oportunidade. Além disso, gostaria de agradecer, também, todo corpo docente, servidores e companheiros de turma que fizeram parte da minha trajetória."
Nós, da Equipe de Entrevistas do IFSP, desejamos um futuro repleto de excelentes experiências e conquistas à Gabriel Morgan e agradecemos pela oportunidade da entrevista.
Comments