top of page

O Engenheiro Civil e Empresário Danilo Dovídio Carvalho

Nessa entrevista Danilo aconcelha:"...peço que não desistam pois nossa vida é cheia de altos e baixos e no final tudo volta a dar certo.”

Confira abaixo nossa entrevista completa.

ree
Danilo em seu ambiente de trabalho

Veja abaixo todas as perguntas e respostas de nossa entrevista com Danilo:


Sabemos que você fez parte da primeira turma de Engenharia Civil do IFSP, curso reconhecido com nota máxima pelo MEC. Como foi essa experiência?

Digamos que foi uma experiência e tanto (risos). Como fomos da primeira turma crescemos junto com o curso frente as dificuldades encontradas no caminho. Porém tudo foi recompensador no final, receber a nota máxima pelo MEC é uma safisfação muito grande para todos que fizeram isso acontecer.


O que faz um perito judicial?

O perito judicial é praticamente um assistente do Juíz. Em processos onde envolve a máteria de engenharia, o juiz não tem a competência de analisar tal coisa, então ele nomeia um perito o qual apresenta seus honórarios, igual um advogado, e uma vez aceito pelo juízo ele da início a seus trabalhos.

Como a engenharia é uma campo muito grande, vários podem ser os tipos de serviços a serem realizados, desde a constatação de uma patologia e o orçamento para sua solução, como trincas, eflorêncencias, quedas de muro de arrimo, até processos de avaliação de imóveis para venda, como separação matrimonial, leilão, idenizações, etc.


ree
Medição de fissura em parede

O que te levou a escolher essa área de atuação profissional?

Desde a gradução tive interesse por essa área de patologia das construções, nunca tive afinidade em fazer projetos o que me levou a buscar áreas alternativas. Meu objetivo inicial era o mundo dos concursos públicos, porém nossa vida é um sopro, e um problema sério de saúde me fez interromper esse objetivo. Durante o tratamento, eu comecei a fazer uns cursos para não ficar parado e foi onde encontrei essa carreira, o que me dispertou grande interesse, foi o que me levou a fazer a minha pós graduação nesta área e me dedicar exclusivamente a ela. Hoje sou perito Judicial Pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e Tribunal Federal da 3ª Região e estou em processo de abertura de uma empresa para trabalhar com avaliações pelo bancos. Quais passos devem ser seguidos após a graduação para conquistar esse título?

Praticamente todo engenheiro formado, em dia com o CREA, pode fazer o cadastro para os tribunais. Há alguns estados que pedem um período mínimo de experiência ou alguns modelos de laudos, mas a grande maioria não. Porém é um cargo de confiança do Juiz, você deve “gastar sola de sapato” e se apresentar nos Forúns, pedir uma oportunidade, apresentar seu currículo e alguns modelos de laudos, caso contrário será muito difícil receber alguma nomeação. E com certeza deve-se ter um currículo bem apresentável, alguns cursos na área de perícias para entender como funciona os trâmites judiciais e uma pós graduação seriam muito bem vindas.


ree
Local de trabalho realizado por Danilo

A bagagem e todo o ensino do curso de Engenharia Civil foram suficientes para sua atuação profissional? Qual a influência do IFSP no seu trabalho?

Eu penso que conhecimento nunca é demais, com certeza o aprendizado na faculdade me ajudou muito no mundo profissional, a experiência fora do ambiente de aula contada por alguns professores nos ajuda a entender como funciona na prática o que aprendemos na sala de aula, porém não devemos parar de estudar e nos especializar naquela área que nos agrada.

Você considera que essa é uma área ainda pouco explorada e conhecida?

É uma área pouco divulgada na graduação, porém quando se pega a lista de peritos cadastrados nos Tribunais se vê que é uma área que vem se saturando também com o passar dos anos. Ai que entra o diferencial de cada profissional e a necessidade de correr atrás dos fóruns para se apresentar.


ree
ree
Residência onde Danilo realizou seu trabalho como perito.

Quais as principais dificuldades profissionais que você encontrou até o momento?

Com certeza a maior dificuldade é a busca de conhecimento para conseguir elaborar um bom laudo, como disse anteriormente a área da engenharia é muito grande e há casos em que fico mais tempo lendo o processo e pesquisando sobre o assunto para entender do que o tempo que levo para elaborar o laudo em si.

E claro que há também as dificuldades do dia a dia, como o cumprimento de prazos, avaliações onde o endereço está errado, ou que o propriétario se nega a deixar entrar no imóvel e também ter que suportar os comentários e palpites por parte dos advogados e assistêntes técnicos (risos).

ree

“Eu sempre agradeço a Deus e Nossa Senhora Aparecida, por tudo o que me deram, e pela oportunidade de nascer novamente e conseguir ir realizando meus planos. Aos alunos que estão a se formar e todos que passam ou passarão por alguma dificuldade, profissional ou pessoal, peço que não desistam pois nossa vida é cheia de altos e baixos e no final tudo volta a dar certo”



A Equipe de Entrevista do IFSP deseja à Danilo muito sucesso em sua vida pessoal e carreira profissional e agradece pelo tempo concedido a essa entrevista.

 
 
 

1 comentário


©2020 por Equipe de Entrevista IFSP VTP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page