top of page

Silas Nonato Medeiros, Engenheiro Civil na área de Saneamento relata suas experiências na carreira


ree

Formado na segunda turma de Engenharia Civil do IFSP - campus Votuporanga, Silas Nonato Medeiros (23), trabalha hoje na área de Saneamento, sendo responsável técnico de uma autarquia de sua cidade. O Engenheiro nos conta toda sua experiência, desde sua vida acadêmica até os dias de hoje.





Veja abaixo todas as perguntas e respostas de nossa entrevista com Silas Nonato Medeiros:




Sabemos que você foi aluno de uma das primeiras turmas de Engenharia Civil do IFSP - Votuporanga. Como foi essa experiência?


Silas na integração da faculdade
ree

Foi uma experiência bem legal e desafiadora. A gente começa com aquela empolgação de ter passado em universidade pública, achando que já está tudo ganho por ter conseguido tal feito, até que se depara com a realidade que mostra que na verdade o desafio só está começando.


Na minha turma em particular foi muito interessante, pois entramos no IF em um tempo que a situação não estava 100%, mas já estava mostrando uma evolução, em relação as condições que eram relatadas pelo pessoal da turma anterior. Acho que isso nos incentivou em continuar, se dedicar e passar por todo o processo, o que fez que pudéssemos evoluir junto com a instituição.


O que posso dizer é que foi e é muito gratificante ter participado desse processo e poder estar desfrutando do resultado: formado em uma instituição federal de qualidade que contém nota máxima no ENADE e no MEC!


De que forma, fazer parte de uma instituição nota 5 no ENADE e no MEC influenciou na sua carreira profissional?


ree
Entrevistado no evento de 500 dias de sua turma

Acho que você cursar e concluir um curso superior atualmente é algo que tem se tornado algo muito comum e alcançável a muitas pessoas no Brasil. Assim, a concorrência tende aumentar cada vez mais e, desta forma, quem contrata está buscando aqueles que tenham um algo a mais, e que venha das melhores instituições.


Além disso, pessoalmente você sempre deve ter algo para te motivar e te encorajar. Acredito que eu saber que eu fui capaz de me graduar em uma instituição de nota máxima foi e é uma grande motivação e pode me encorajar a encarar desafios e atingir meus objetivos.


ree
Silas em uma de suas experiências de aulas práticas

Sabemos que você estagiou em diversas empresas durante a graduação. Conte-nos como isso impactou na sua carreira atual.


ree
Silas e seus colegas durante a graduação

O estágio é fundamental na formação pois é nele que você vivencia o dia a dia, a prática da profissão. Eu tive a experiência de estagiar em três empresas. Na primeira empresa, as atividades eram construir residências de médio porte onde pude vivenciar e aprender um pouco sobre o processo de projetar, construir e gerenciar construções.


Posteriormente, durante as férias eu estagiei em uma empresa que dá consultoria e faz montagens industriais, onde pude vivenciar e aprender um pouco sobre sistemas de combate a incêndio, e gerenciamento de equipes.


Por fim, próximo ao fim da graduação eu estagiei em uma empresa que faz projetos estruturais, onde eu fazia os detalhamentos de projetos de alvenaria estrutural e pude “aprimorar” o uso da ferramenta AutoCad.

O que posso dizer é que em todos os estágios eu aprendi algo que a faculdade por si só não é capaz de ensinar. A prática é tudo!


Em qual área de atuação está atualmente? Descreve um pouco do seu trabalho.


ree
Entrevistado em um de seus dias de trabalho

Atualmente estou trabalhando como responsável técnico de uma autarquia que cuida do saneamento básico da cidade. Posso dizer que é um grande desafio que eu aceitei e está me fazendo aprender muito, tanto na parte técnica, quanto na parte da administração pública e relações de trabalho.


Minha função é determinar o serviço a ser executado no dia, coordenar e fiscalizar obras e serviços, dar assistência técnica às atividades, cotar e comprar materiais, elaborar projetos e orçamento das obras a serem executadas e elaborar planos de desenvolvimento estratégico da autarquia e das redes de água e esgoto do município, junto à equipe sempre me reportando ao meu superior, Diretor Executivo da autarquia.


Por ser uma autarquia de criação recente, instalada em uma cidade antiga, os problemas se manifestam todos os dias, fazendo com que todo dia tenha que se buscar uma solução para “o conserto da rede”, “falta de água” ou “desentupimento do esgoto”, por exemplo.


Quais foram as maiores dificuldades encontradas após sua graduação?


ree
Entrevistado em sua colação de grau

Meu maior desafio foi tentar conciliar a euforia de ter me formado, com a ansiedade de arrumar um emprego, com o início da pandemia, a qual chegou acabando com todos os planos de emprego imediato após a conclusão da graduação.


O pior é você estar buscando, parecer que todo mundo está fazendo algo, mas só você está parado. Aí você quer buscar algo para fazer, mas tudo é difícil, nada é fácil ou parece que tudo já tem alguém fazendo. É aí que você para, respira, foca em algo para não ficar parado e continua buscando, mandando currículo, pois vai dar certo. Uma hora chega a sua vez.


E é assim que aconteceu, do começo de 2020 até agosto de 2020 eu enviei currículos e me cadastrei em inúmeras vagas de emprego, cheguei a participar de processos seletivos, mas nada dava certo. Até que uma empresa a qual eu tinha feito estágio precisou e me contratou como Analista de Projetos Júnior. Entrei, trabalhei por quatro meses, aprendi bastante um pouco sobre sistemas de combate a incêndio e montagens industriais, até que recebia proposta para trabalhar onde estou atualmente.


Sua intenção ao longo da faculdade sempre foi essa? Se não, quais eram seus objetivos no começo de sua jornada acadêmica?


Sim, na verdade eu nunca soube em qual área exatamente, mas eu sempre quis trabalhar como engenheiro civil.


Você teria algum conselho para dar aos estudantes do curso de Engenharia Civil do IFSP?


ree
Evento de 300 dias de sua turma

Eu, conselho? Vish hahaha.

Não sou ninguém para dar conselhos, mas pelo que eu tive de experiência, tanto na graduação, quanto nesse primeiro ano de formado e trabalho é: não desista, não tranque a matéria, estude mais, se esforce mais, faça amizades verdadeiras e aproveite o máximo o que esta instituição e o corpo de docentes tem a te passar. Pode ter certeza que pelo menos uma vírgula do que cada um ensina, vai servir de base e você vai utilizar em alguma ocasião.


ree

"Primeiramente quero agradecer a Deus por me proporcionar tudo o que vivi, sem Ele, nada seria possível.


Quero agradecer à equipe de entrevista e à Coordenadora “Engenheirona Mara” pelo convite, e pelas perguntas elaboradas. De uma forma ou de outra me recordar do que vivi no IF.

Deixo aqui também, meu agradecimento a todos que de alguma forma ou de outra contribuíram para que eu chegasse até aqui hoje. Família, professores e amigos, obrigado por tudo!"


Nós, da Equipe de Entrevistas do IFSP, desejamos muitas outras conquistas ao entrevistado e agradecemos por compartilhar suas experiências.


Acompanhe o Silas em suas redes sociais:


ree

ree

 
 
 

コメント


©2020 por Equipe de Entrevista IFSP VTP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page